terça-feira, 20 de novembro de 2012

Produtos de Apoio

 

O Centro Prescritor de Produtos de Apoio da APPC, distinguido como Centro Especializado com Equipa de Reabilitação constituída por médico e pessoal técnico especialista (nível III) avalia e prescreve produtos de apoio para qualquer pessoa com deficiência ou incapacidade, temporária ou definitiva. Com a participação do cliente, o produto de apoio que melhor garanta a funcionalidade daquele indivíduo é prescrito pela equipa. No cumprimento do estipulado pela norma de referência ISO9999:2007 e nos despachos normativos publicados, é o processo instruído e encaminhado para o Instituto de Segurança Social ou outra entidade responsável pelo financiamento.

O que são produtos de apoio?

"Qualquer produto (incluindo dispositivos, equipamentos, instrumentos, tecnologia e software), especialmente produzido ou geralmente disponível, para prevenir, compensar, monitorizar, aliviar ou neutralizar as incapacidades, limitações das actividades e restrições na participação" (Norma ISO 9999:2007).
Os produtos de apoio podem ser utensílios simples ou complexos que podem envolver alta tecnologia, nomeadamente electrónica, informática ou telemática. . São meios indispensáveis para a funcionalidade e integração das pessoas com incapacidade ou deficiência. 

    Exemplos de produtos de apoio são:
  • Cadeiras de rodas, andarilhos, canadianas,
  • Almofadas para prevenir úlceras de pressão, colchões ortopédicos, camas articuladas,
  • Materiais e equipamentos para a alimentação (garfos, colheres, pratos, copos adaptados), para o vestuário (pinças, ganchos, luvas de protecção, vestuário apropriado), para a higiene (barras de apoio, assentos de banheira, cadeiras e bancos para o banho, banheiras, material anti-derrapante), para a comunicação (canetas adaptadas, computadores, tabelas de comunicação, dispositivos para virar folhas, amplificadores de som, telefones),
  • Adaptações para carros (assentos e almofadas especiais, adaptações personalizadas para entrar e sair do carro, adaptações para os comandos do carro),
  • Elevadores de transferência,
  • Próteses (sistemas que substituem partes do corpo ausentes) e ortóteses (sistemas de correção e posicionamento do corpo).

Fonte: http://www.appc.pt/cpa.html

Sem comentários:

Enviar um comentário