Tecnologias de Informação e
de Comunicação
Cada vez mais, as tecnologias de
informação e de comunicação (TIC) são usadas na educação de alunos com NEE,
melhorando a sua qualidade de vida, aumentando a eficiência dos alunos no desempenho de tarefas académicas ou
do dia-a-dia e desenvolvendo as capacidades para aceder e controlar tecnologias com
determinado nível de realização (Schank, 1998).
Tal permitirá diminuir as incapacidades e desvantagens destes
alunos, aumentando a sua integração escolar e social.
As potencialidades das TIC devem ser avaliadas de uma forma
mais optimista pelos agentes educativos, que necessitam, para tal, de
conhecimentos sobre quando e com que objectivo as devo utilizar. Devido à
heterogeneidade das populações especiais, os benefícios da utilização das TIC
podem ser maiores e as soluções tecnológicas presentes no mercado mais
apropriadas às necessidades dos alunos. Por exemplo, existe no mercado um
conjunto de soluções que podem ser utilizadas, com nenhuma ou pouca adaptação,
com alunos com dificuldades de aprendizagem ou com problemas motores, embora a
sua utilidade por parte dos alunos com deficiência mental possa ser
limitada. É, assim, necessário um
presente dominado pela realidade virtual e pela comunicação electrónica que o
educador ou o professor saibam dar devido à potencialidade das TIC, não
esquecendo, no entanto, que elas por mais poderosas que sejam, não os
substituem.
Correia, L. M. (2008). Inclusão e necessidades
educativas especiais: Um guia para educadores e professores (2.ª Ed.).
Porto: Porto Editora.
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