quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Projecto MagicKey e TIC


 
O Projecto MagicKey, do Instituto Politécnico da Guarda, tem vindo a desenvolver, desde 2005, novas tecnologias que procuram melhorar a qualidade de vida de pessoas com graves limitações físicas, facilitando-lhes o acesso às tecnologias de informação e comunicação (TIC).

  • Aplicação MagicKey

A aplicação MagicKey foi a primeira a ser desenvolvida e veio a dar o nome ao próprio projecto. Tem como objetivo principal permitir que pessoas sem qualquer tipo de movimentos nos membros superiores possam controlar o rato do computador apenas com
os movimentos da cabeça. Esta aplicação utiliza uma webcam adaptada que funciona na zona dos infravermelhos para fazer a captação de imagens, com uma resolução de 640*480, a uma taxa de 30 imagens por segundo. A iluminação de infravermelhos com um comprimento de onda de 850nm permite uma grande imunidade do sistema a diferentes condições de iluminação ambiente.

  • Aplicação MagicKeyboard
Esta é uma aplicação informática multi-tarefa que permite um conjunto muito diversificado de utilizações.
Ao nível do seu funcionamento como teclado virtual destaca-se a sua capacidade de fazer previsão de texto, o que aumenta substancialmente a velocidade de escrita. Esta previsão de texto baseia-se num dicionário com cerca de 700.000 palavras e numa complexa estrutura de dados que regista a probabilidade de ocorrência de cada palavra em função das palavras escritas anteriormente. Toda esta estrutura de dados é dinâmica, o que significa que vai aprendendo com a escrita do utilizador, adaptando-se assim ao seu estilo de escrita.
  • Aplicação MagicEye
A aplicação MagicEye foi desenvolvida para dar resposta a dois tipos de situações para as quais não era possível a utilização da aplicação MagicKey, seja porque as pessoas estão completamente imóveis, seja porque devido aos tremores da cabeça, não conseguem controlar com precisão o cursor do rato.

Mais informações em www.magickey.ipg.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário