Trata-se de um software educativo para a Promoção do Acesso das Crianças com Deficiência Mental, aos Processos de Ensino / aprendizagem, no âmbito da Intervenção Precoce.
Este jogo alia a educação e o entretenimento, aumenta a motivação para a aprendizagem e é adequado a actividades de grupo em que participem crianças com patologia do desenvolvimento e crianças com dificuldades de aprendizagem, nomeadamente crianças com perturbação das competências comunicativas.
Contemplando itens essencialmente funcionais e adequados ao início da faixa etária a que se dirige (18 meses), introduz uma metodologia baseada no processamento e na memória visual: Introduz ainda a leitura como suporte visual da palavra oral para a promoção do desenvolvimento da linguagem compreensiva e expressiva, e concretiza a metodologia utilizada pelas principais Associações e Fundações ligadas à Deficiência Mental, nomeadamente no âmbito das diferentes características de processamento de informação, num ambiente interactivo multimédia.
O software em questão permite ainda promover, como efeito secundário, a motivação para tarefas de mesa que são consideradas exigentes e monótonas.
De uma maneira geral, "Os Jogos da Mimocas" podem ser utilizados em actividades pedagógicas que pretendem: desenvolver a compreensão semântica, através do aumento do vocabulário compreensivo e expressivo e da realização de classificações; desenvolver a leitura, através da discriminação e memorização visual; desenvolver a consciência corporal, através da orientação espacial e identificação sexual; desenvolver a discriminação auditiva, através da discriminação de sons familiares e diferenciados; desenvolver a memória visual, através da identificação e memorização visual de itens que podem eventualmente ser palavras; desenvolver o raciocínio sequencial, através da organização de ideias e compreensão de acontecimentos segundo a evolução no tempo; aumentar o léxico e promover o desenvolvimento da gramática através da utilização de verbos, elementos de ligação e pronomes pessoais na frase.
"Os Jogos da Mimocas" foram concebidos para serem usados no acompanhamento de crianças com necessidades educativas especiais, portadoras de Trissomia 21, podendo ser utilizados com crianças sem qualquer tipo de perturbação ou déficit até aos 6/7 anos de idade.
Contemplando itens essencialmente funcionais e adequados ao início da faixa etária a que se dirige (18 meses), introduz uma metodologia baseada no processamento e na memória visual: Introduz ainda a leitura como suporte visual da palavra oral para a promoção do desenvolvimento da linguagem compreensiva e expressiva, e concretiza a metodologia utilizada pelas principais Associações e Fundações ligadas à Deficiência Mental, nomeadamente no âmbito das diferentes características de processamento de informação, num ambiente interactivo multimédia.
O software em questão permite ainda promover, como efeito secundário, a motivação para tarefas de mesa que são consideradas exigentes e monótonas.
De uma maneira geral, "Os Jogos da Mimocas" podem ser utilizados em actividades pedagógicas que pretendem: desenvolver a compreensão semântica, através do aumento do vocabulário compreensivo e expressivo e da realização de classificações; desenvolver a leitura, através da discriminação e memorização visual; desenvolver a consciência corporal, através da orientação espacial e identificação sexual; desenvolver a discriminação auditiva, através da discriminação de sons familiares e diferenciados; desenvolver a memória visual, através da identificação e memorização visual de itens que podem eventualmente ser palavras; desenvolver o raciocínio sequencial, através da organização de ideias e compreensão de acontecimentos segundo a evolução no tempo; aumentar o léxico e promover o desenvolvimento da gramática através da utilização de verbos, elementos de ligação e pronomes pessoais na frase.
"Os Jogos da Mimocas" foram concebidos para serem usados no acompanhamento de crianças com necessidades educativas especiais, portadoras de Trissomia 21, podendo ser utilizados com crianças sem qualquer tipo de perturbação ou déficit até aos 6/7 anos de idade.
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