sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

“Eugénio – O Génio das Palavras” Versão 2.0


O Eugénio é uma ferramenta de apoio à escrita vocacionado para pessoas com dificuldades motoras ou cognitivas. Trata-se de um agente de software que monitoriza a vizinhança do cursor para propor um conjunto de sugestões de palavras que possam completar o texto do utilizador. 
Para utilizadores com dificuldades de acesso ao teclado físico do computador, o Eugénio dispõe de vários teclados de ecrã que permitem a escrita com recurso ao rato. Disponibiliza ainda outro método de acesso para utilizadores com grandes dificuldades motoras – o varrimento. Com este método é possível a seleção de teclas através de um ou dois manípulos externos. 
O sistema também funciona em conjunto com o sintetizador de fala DIXI+, permitindo ao utilizador ouvir o texto que escreveu, ou transmitir uma mensagem a outra pessoa. 
Este sistema funciona no ambiente Microsoft Windows e possui uma página internet (http://www.l2f.inesc-id.pt/~lco/eugenio) a partir da qual pode ser obtido de forma gratuita. 
Os autores são Luís Garcia e Luís Caldas Oliveira e o programa foi desenvolvido em colaboração entre o Laboratório de Sistemas Interactivos (LabSI) da ESTIG, o Laboratório de Sistemas de Língua Falada (L²F) do INESC ID e o Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Beja (CPCB), através do projeto «CAPE - Comunicação Aumentativa em Português Europeu» financiado pelo programa CITE IV do Secretariado Nacional de Reabilitação  e Integração das Pessoas com Deficiência. 



Sem comentários:

Enviar um comentário